9 de setembro de 2011

to listen: Vinicius Castro

Cantor e compositor, Vinicius Castro usa os ritmos do tango ao rock para criar uma MPB particular. Em seu primeiro CD 'Jogo de Palavras', totalmente autoral, o belo moço traz no seu repertório canções e letras instigantes. O jogo entre ritmos e a brincadeira gramatical que ele faz realmente fascina!

'Dos pés a cabeça' (recomendamos essa faixa, hein?!), Vinicius é arte. Além da música - temos que citar aqui também o Projeto 'Cria', muito bacana voltado para as crianças -, existem o projeto 'Eu era sempre no plural', uma galeria onde artistas de todos os cantos representam visualmente as canções do disco 'Jogo de Palavras' e também um lado escritor: recentemente o cantor lançou o livro infantil 'O Sapo Distraído', pela editora Multifoco além de manter um blog só de poemetos (confira aqui).

Aos 13 anos de idade, Vinicius já compunha e aos 15 quando começou a tocar violão deslanchou de vez! Tanto que até os 18, produziu sozinho e em casa 5 CD's tocando de violão a bateria até arranjos e voz. Fizemos uma ponte virtual Rio-São Paulo e batemos um papo com ele, confere aí...

[TCHU DÚ] Vinicius, em algumas entrevistas você declarou que ao compôr sempre tem em mente uma imagem, uma cena... Como funciona esse seu processo de criação?

[Vinicius Castro] Geralmente busco uma imagem escondida por trás da música. Aí tento construir essa imagem com palavras, ou a sensação que essa imagem me passa. Quando faço a música sozinho, geralmente parto de uma ideia e não de uma imagem. As vezes é uma frase de alguma música que eu ouço "errado" e penso: 'nossa, assim seria bem melhor', e aí faço uma música a partir do erro de audição! É um processo muito variado.

[TCHÚ DÚ] Você também mantém vários outros projetos artísticos, gostaríamos que você falasse em especial sobre o projeto 'Cria', músicas feitas especialmente para as crianças. Você acha que atualmente o público infantil anda carente de boas canções? Digo isso porque a nossa geração cresceu ouvindo Toquinho, composições do Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Arnaldo Antunes...
[Vinicius Castro] Sou fã de música infantil bem feita. A ideia do CRIA é ter um repertório inteiramente autoral, e construir um álbum com conceito fechado, como era feito antigamente: Arca de Noé, Saltimbancos, Casa de Brinquedo... Luto sempre pela música infantil inteligente: não tratar a criança como alguém que não vai entender. Disso talvez estejamos carentes - canções pensantes para crianças!


[TCHÚ DÚ] Tem alguma faixa do CD que você considere mais especial ou que tenha uma história interessante por trás que você possa compartilhar com a gente?

[Vinicius Castro] Algumas faixas, ao se conhecer a história, ganham outra dimensão. 'Sangramento' por exemplo fala sobre um aborto, e não sobre uma relação amorosa como de primeira pode parecer. 'Roque das antigas' é a continuação de 'Al Capone' de Raul Seixas, com conselhos para personagens históricos e míticos! 'Segundas intenções' é uma provocação à música 'Por você' do Barão vermelho e à diversas músicas de cantores mais antigos como Roberto Carlos, que prometiam mundos e fundos para suas amadas...


[TCHÚ DÚ] E sobre os poemetos? Ficamos sabendo que em parceria com o Daniel Gnattali, eles viraram ímãs ilustrados, é verdade? Onde encontramos essas belezinhas? Tem algum outro projeto para o futuro em relação à essa parte literária da sua carreira?
[Vinicius Castro] Os "poemetos magnéticos" podem ser comprados por enquanto pela internet no meu site ou nos meus shows. Com relação a literatura, lancei recentemente o livro infantil "O Sapo Distraído" pela Editora Multifoco. Tenho ainda 2 livros infantis já planejados, mas por enquanto sem data pra lançamento.




Curtiu o CD? E que tal levar para casa autografado e tudo? Muito fácil! Se liga na promoção que o TCHÚ DÚ preparou para você!
 ____________Clique aqui e saiba como participar___________



Nenhum comentário:

Postar um comentário